NOVA YORK .- O seu parceiro constantemente se esquecem de fazer a sua parte do trabalho? Sempre sinto que em vez de viver com um adulto está levantando outra criança? Se assim for, o seu casamento pode estar sofrendo de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
A idéia de que problemas de atenção pode afetar relacionamentos adultos um interesse crescente de especialistas em saúde mental. No casamento, os sintomas mais comuns desta condição (distração, esquecimento, desorganização) pode ser interpretado como egoísmo, preguiça e falta de amor e preocupação pelos outros.
Estima-se que pelo menos 4% dos adultos com TDAH, muitos dos quais nunca foram diagnosticadas na infância, e que até metade das crianças com TDAH não superá-lo e continuar sua batalha contra os sintomas na vida adulta .
Em geral, adultos com distúrbios de atenção aprender técnicas para lidar com os sintomas que ajudam a organizar e manter o foco em seu trabalho, mas muitos deles tendem a se espalhar em sua casa, onde as distrações são uma fonte constante de conflito. Alguns pesquisadores sugerem que esse grupo, os divórcios são duplos, um estudo identificou altos níveis de estresse em 60% dos casamentos em que um sofre de TDAH.
"As pessoas não percebem que isso afeta o seu casamento, porque eles não falam sobre esse problema", disse Melissa Orlov, autor de O efeito do TDAH no casamento, que será publicado em setembro. Ned Hallowell, um pesquisador de destaque no assunto, ele começou a estudar o problema depois que seu marido recebeu o diagnóstico de que há cinco anos. "Eu senti que nunca poderia tê-lo recordado. Eu fui de me sentir responsável por tudo para estar sempre com raiva. Também não gosto da pessoa que eu me tornei."
As queixas que o marido ou a esposa é imprudente ou distraído, ou não suficiente para ajudar em casa não são ouvidos só de casamentos em que um ou ambos têm problemas com a atenção. Mas TDAH podem agravar o problema: Você pode deixar uma com todos os encargos de família, porque o outro se esquece de ir buscar os filhos à escola ou pagar as contas. E quem não sofre do problema pode se sentir ignorado quando seu parceiro está distraído, ou quando, por causa da desordem, se concentra muito em um projeto de trabalho ou computador. Mesmo que venha a sentir-se compelido a se preocupar constantemente para garantir que as coisas são feitas.
Enquanto isso, quem sofre de transtorno de déficit de atenção, muitas vezes não percebem os seus erros e compreender a raiva constante do seu parceiro. Para o cérebro com TDAH, uma lista de tarefas ou a desordem na casa são as obrigações avassaladora, que faz com que a pessoa se retraia um jogo de computador ou vídeo, irritando ainda mais o seu parceiro.
"Não é que eles são preguiçosos ou não amam seus parceiros, mas que estão distraídos", diz Orlov. Mas quando você ignorar o problema são as distrações, o casal pensa que é de desinteresse e começa a reunir raiva e ressentimento ".
Refazendo o caminho
Em geral, porém, o tratamento começa com a medicação não resolve os problemas. Você pode precisar refazer anos começam a psicoterapia acumulado de ressentimento. As terapias comportamentais e estratégias para abordar as questões essenciais a todos os membros, por exemplo, Orlov mudou a longas listas de cartões com uma única tarefa, ordenada por prioridade. Ele diz que é uma mudança sutil, mas surpreendeu. Um dos maiores desafios é o de aceitar os efeitos muito real de que um distúrbio de atenção pode ter. É comum para o membro que não sofre de TDAH preocupar diagnóstico de que seu parceiro lhe dá uma desculpa para não ajudar, entretanto, ele tem dificuldade de entender como seu comportamento afeta os outros.
"Inicialmente, era um pouco cético em relação a distúrbios de atenção", disse um homem de Cleveland, 52, casado há 26 anos com uma mulher que foi diagnosticada recentemente e pediu para permanecer anônimo para a privacidade.
Ele descreveu uma vida de "responsabilidade esmagadora" de ter um emprego a tempo inteiro, tendo o cuidado de seus filhos e sua esposa, para manter a casa e as finanças. "Depois de anos a isso, sentia que ele tinha dois filhos, mas três, e ninguém para me ajudar", explica ele.
As distrações de sua esposa eram muito problemático quando seus filhos eram pequenos. "Eu poderia estar na mesma sala, sem prestar nenhuma atenção ao que estava acontecendo", diz o marido. As terapias tradicionais não ajuda e quando eles estavam a um passo do divórcio, a mulher achou o site on-line de Orlov e Hallowell (adhdmarriage.com) e fez uma consulta.
Embora o casal só recentemente começou a terapia, estão finalmente juntos futuro esperançoso. "Foi uma revelação", diz ela. Eu não tinha percebido o papel crítico do TDAH em meu casamento. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário